Censos Neotropicais de Aves Aquáticas no Brasil

Estamos sendo desafiados a participar de mais uma versão do CNAA-Br. Para este ano de 2015, o CNAA-Br se desenvolverá nas seguintes datas:

FEVEREIRO – entre os dias 7 e 22; e

JULHO - entre os dias 4 e 19.

Amigos participantes e colaboradores do Censo Neotropical de Aves Aquáticas (CNAA-Br), os esforços deverão ser concentrados no retorno às zonas úmidas já amostradas anteriormente. Isto não significa que não se possam visitar novas áreas. Ao contrário, é também desejável, uma vez que se pretende ampliar a abrangência geográfica de contagem de aves aquáticas no Brasil. Uma solicitação forte da Wetlands International (WI) é que, se possível, visitem-se os Sítios Ramsar situados em território brasileiro.

Aproveito a ocasião para convidá-los a acessar o link localizado à margem direita da tela, onde poderão ter acesso às planilhas de contagem e dos sítios, e a lista completa de espécies de aves aquáticas que ocorrem no Brasil. Se houver necessidade de inclusão de outras espécies de ocorrência ocasional, façam-no. As listas poderão ser também regionalizadas, com a exclusão das aves que não têm registros de ocorrência em cada região. A nomenclatura científica, bem como a ordem filogenética das famílias e espécies indicadas pela WI, segue sua publicação de 2002 – Global Series 12.

FAVOR MANTER ESSA LISTA ATUALIZADA NA PLANILHA DE ESPÉCIES COM AS RESPECTIVAS CONTAGENS ENVIANDO-AS À COORDENAÇÃO DO CNAA-BR AO FINAL DA REALIZAÇÃO DO CENSO.

As instruções para participar do Censo de 2015 poderão ser solicitadas por meio do seguinte endereço eletrônico: cnnabrasil@gmail.com

Os resultados obtidos pelos participantes deverão ser enviados à Coordenadora Nacional.

Gislaine Disconzi
Coordenadora Nacional CNAA-Brasil
Brasília/DF

Instituições participantes

Gislaine Disconzi, Coordenadora Nacional

Equipe