A CEO Jane Madgwick se despede da Wetlands International

Inicio » Noticias » Programa Humedales Altoandinos » Reservas de agua disponibles desde las montañas hasta el mar » Ríos y lagos » A CEO Jane Madgwick se despede da Wetlands International
Noticias

A CEO Jane Madgwick se despede da Wetlands International

A organização se encontra em seu melhor momento para atuar na ampliação da proteção e restauração das áreas úmidas para as pessoas, o clima e a biodiversidade.

Após 19 anos como CEO da Wetlands International, Jane Madgwick se despede a organização para assumir uma nova função – Diretora Executiva da Global Commons Alliance. Ela assume o cargo a partir de 1º de maio e promoverá a colaboração, conectando Ponta ciência e comunicação estratégica. Seu objetivo é conscientizar, ensinar ações e impulsionar mudanças de sistemas em setores e paisagens críticas, para garantir que a sociedade e a economia global prosperem, sustentadas por benefícios públicos globais benéficos em um planeta mais equilibrado.

Jane continuará a liderar a Wetlands International até o início das atividades de sua nova função e se comprometeu a realizar uma transição suave para garantir a continuidade do que foi conquistado até então. O Conselho de Supervisão escolherá um CEO interino até encontrar, via busca formal, o sucessor de Jane.

“Jane foi fundamental para o crescimento da Wetlands International, elevando o perfil da organização e a conscientização da importância da conservação das áreas úmidas para o futuro da biodiversidade e da humanidade. O Conselho de Supervisão é muito grato por sua liderança inspiradora e pelo grande esforço exercido ​​ao longo dos anos.” disse Miguel Angel Jorge, Presidente Interino do Conselho Fiscal.

“Jane assumiu a direção no começo da Wetlands International e rapidamente se tornou a principal edificadora do que hoje é uma organização global de conservação, referência mundial nos círculos conservacionistas internacionais. Graças ao seu trabalho, dedicação e paixão pela promoção da conservação global de áreas úmidas, as regiões agora são reconhecidas como pilares da sustentabilidade mundial e da conservação da biodiversidade e são elementos essenciais para o combate à mudança climática e para a construção de resiliência e adaptação”, afirmou o Dr. Gonzalo Castro de la Mata, ex-membro do Conselho Supervisor e Conselho da Associação de Wetlands International (2011-2019) e Conselheiro de Honorário desde 2020.

“O legado de Jane na Wetlands International é gigantesco e ela fará muita falta. Porém, vale ressaltar que o meio ambiente global terá uma líder comprovada, que colocará a Global Commons Alliance no centro dos esforços para a construção de um mundo melhor e mais sustentável. Desejo a ela muito sucesso neste novo e emocionante desafio.”

Ecologista, com 30 anos de experiência, trabalhando internacionalmente na ciência, política e práticas de áreas úmidas e no gerenciamento de água, Jane ingressou na Wetlands International em março de 2004. Sob sua liderança, a organização cresceu e se tornou a principal voz global para as áreas úmidas, com uma rede de 20 escritórios operando em mais de 100 países ao redor do mundo.

Durante seu mandato, Jane liderou uma equipe que alcançou influência e impacto significativos, incluindo:

  • Desenvolvimento e liderança em um programa de parcerias em resposta ao Tsunami de 2004 em 5 países asiáticos, que permitiu que a restauração de ecossistemas fosse reconhecida como parte necessária na recuperação e reconstrução das comunidades afetadas;
  • Criação de parcerias estratégicas com setores importantes para ações em áreas úmidas, incluindo empresas de engenharia hídrica, organizações humanitárias, de desenvolvimento e financeiras;
  • Conscientização global para o vínculo entre a drenagem de turfeiras e as emissões massivas de gases de efeito estufa, estimulando pesquisas, mudanças de políticas e incentivos para proteção e restauração de turfeiras.

“As áreas úmidas são alguns dos habitats mais ameaçados e subvalorizados no mundo. Sob a firme liderança de Jane, a Wetlands International se tornou a principal defensora desses diversos habitats, atuando com parceiros regionais e tornando a conservação e restauração de áreas úmidas uma prioridade – das bacias hidrográficas da América do Sul e Índia até os pântanos iraquianos e os extensos manguezais da Indonésia. Trabalhando com equipes globais, Jane desenvolveu parcerias exclusivas com governos nacionais, agências de conservação e de ajuda humanitária e com empresas do setor privado, deixando como legado um portfólio impressionante e inovador de projetos que destacam a importância das áreas úmidas para a conservação da biodiversidade, da subsistência humana e do desenvolvimento sustentável.» comentou a Dra. Kathy MacKinnon, membro do Conselho Supervisor da Wetlands International (2011 – 2021), vice-presidente e conselheira honorária.

Jane encorajou e capacitou a equipe da Wetlands International a definir metas de longo-prazo e em larga escala e se empenhar por elas, visando transformar as paisagens de áreas úmidas e os setores-chave, identificados no Plano Estratégico de 2020-2030. Resultou no ajuste da missão da organização, sinalizando maior clareza do seu papel na mobilização da sociedade e na expansão das ações que influenciam ações em outros.

Jane escreveu o livro “Water Lands: A Vision for the World ‘s Wetlands and their People”, em conjunto com o jornalista Fred Pearce. Publicado em 2020, é um poderoso apelo por ação para o ecossistema mais negligenciado do mundo. Ela apresenta uma nova narrativa, com as áreas úmidas como fonte de toda a vida. E repensa a nossa relação, percepção e uso das áreas úmidas. Ela defende as soluções orgânicas e abordagens comunitárias já existentes que são capazes de mudar o nosso destino e mostra como podemos trabalhar com a natureza e não contra ela.

“Jane pode se orgulhar de suas conquistas, seu compromisso, sua visão e posicionamento que resultou na Wetlands International como um agente importante no complexo universo das áreas úmidas. Quero agradecê-la por todo apoio, por conduzir nossos esforços conjuntos pelas áreas úmidas e por sua liderança. Sua energia, determinação e visão deixaram uma marca extremamente positiva. Desejo a Jane todo o sucesso em seu novo cargo.” comentou Max Finlayson, presidente da Wetlands International, 2001 – 2007.

Noelle Aarts, membro do Conselho Supervisor da Wetlands International (2011 – 2018), acrescentou: “Graças aos anos de compromisso, paixão e perseverança de Jane Madgwick, a Wetlands International possui, hoje, uma posição indispensável na luta mundial por uma sociedade com práticas ambientais inclusivas. É maravilhoso que Jane agora dê sua atenção e energia para ciências mais avançadas e com melhores práticas, em um mundo melhor por meio da Global Commons Alliance”.

Chris Baker, chefe de departamento hídrico da Wetlands International, disse: “Nas últimas décadas, proteger e restaurar áreas úmidas passou de uma preocupação de conservação voltada às espécies para uma questão dominante. A Wetlands é referência na política e estratégia de diversos setores e atores, e estamos no limiar de presenciar o alinhamento de investimentos que podem ser transformadores. A visão, coragem e convicção de Jane ajudaram a Wetlands International a contribuir para essa grande mudança de perspectiva”.

Jane também supervisionou o desenvolvimento de um novo plano estratégico em 2020, que define a direção da organização para a próxima década e tem como meta intensificar  ações de proteção e restauração das áreas úmidas até 2030, colaborando com vários parceiros e mobilizando uma ampla gama de atores, visando transformar paisagens e setores inteiros. O que atraiu o interesse e o apoio de vários doadores, com o compromisso de apoiar a organização em seu trabalho catalisador. Mais do que nunca, a Wetlands International possui boa saúde financeira e se posiciona estrategicamente para cumprir seus objetivos.

O Dr. Ritesh Kumar, Diretor da Wetlands International Ásia, disse: “Jane desempenhou um papel fundamental na criação de uma perspectiva internacional na nossa organização. Ela conectou diferentes partes da rede Wetlands International com uma estratégia única e coesa – guiada por nossa missão e visão. Ela deixa uma organização sólida, cujos governos, partes interessadas e parceiros confiam, e está pronta para intensificar e acelerar as ações para áreas úmidas em grande escala”.

“À medida que me aproximo do meu vigésimo ano como CEO, acredito que agora é o momento certo para assumir um novo desafio. A organização e a equipe estão em boa forma, assumindo ativamente seu papel na criação de um mundo mais biodiverso, seguro e justo. Sinto-me imensamente honrada por haver trabalhado com e para a equipe Wetlands e estou muito orgulhosa de onde chegamos juntos. Estou confiante de que a Wetlands International continuará a expandir sua influência e impacto nos próximos anos. Estou ansiosa para ver isso, bem como para me conectar com minha nova função”, disse Jane Madgwick, CEO da Wetlands International, 2004 – 2023.