Aplicação das Diretrizes da Convenção Ramsar ao Plano de Manejo Sítio Ramsar RPPN Sesc Pantanal disponível para download

Inicio » Noticias » Programa Humedales Altoandinos » Reservas de agua disponibles desde las montañas hasta el mar » Ríos y lagos » Aplicação das Diretrizes da Convenção Ramsar ao Plano de Manejo Sítio Ramsar RPPN Sesc Pantanal disponível para download
Noticias

A publicação não só ajuda no melhor entendimento sobre áreas úmidas e gestão territorial como ainda fomenta a economia e favorece a conservação da natureza.

A Wetlands International Brasil disponibiliza para download a publicação  “Aplicação das Diretrizes da Convenção Ramsar ao Plano de Manejo Sítio Ramsar RPPN Sesc Pantanal”. A publicação tem como autores dois cientistas que estão entre os maiores peritos em bioma pantaneiro, Cátia Nunes da Cunha e Wolfgang Junk, amigos de longa data e profissionais respeitadíssimos no meio científico. 

O material na íntegra pode ser acessado aqui. O trabalho é mais um resultado do Programa Corredor Azul, da Wetlands International Brasil, financiado pela DOB Ecology, em parceria com o INAU – Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias em Áreas Úmidas, CPP Pantanal  -Centro de Pesquisas do Pantanal, UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso, Mupan e o Polo Socioambiental Sesc Pantanal.  

Com 63 páginas, «Aplicação das Diretrizes da Conservação Ramsar ao Plano de Manejo Sítio Ramsar RPPN Sesc Pantanal» é uma publicação que oferece informações sobre a inclusão do conceito de macrohabitats como unidade funcional de planejamento em planos de manejo de áreas protegidas do bioma pantaneiro.  Os dados que compõem o material foram obtidos na RPNN Sesc Pantanal, uma área de extrema relevância para a biodiversidade por se tratar de um Sítio Ramsar.  

A publicação não só ajuda no melhor entendimento sobre áreas úmidas e cogestão territorial como ainda fomenta a economia e favorece a conservação da natureza local. 

Suplemento – Outro documento que segue disponível para download no site é o “Evidências e Perspectivas: Macrohabitats como planejamento territorial de sítios Ramsar” que aborda de forma resumida sobre os quatro Sítios Ramsar situados dentro do bioma pantaneiro e a importância de um plano de manejo que atenda as peculiaridades destes territórios em benefício da conservação da maior área úmida de água doce do planeta que é o Pantanal. 

Aplicação das Diretrizes da Convenção Ramsar ao Plano de Manejo Sitio Ramsar RPPN Sesc Pantanal

download

Guia Ilustrado de Identificação de Macrohabitats do Sítio Ramsar RPPN Sesc Pantanal

download

Mapa - classes temáticas e macrohabitats remotamente identificados no sítio Ramsar Sesc Pantanal

download

Evidências e Perspectivas: Macrohabitats como planejamento territorial de sítios Ramsar

download