Com apoio de Wetlands International e Mupan, lideranças Kadiwéu participam de seminário em Bonito

Inicio » Noticias » Programa Humedales Altoandinos » Reservas de agua disponibles desde las montañas hasta el mar » Ríos y lagos » Com apoio de Wetlands International e Mupan, lideranças Kadiwéu participam de seminário em Bonito
Noticias

Em busca de novos saberes voltados ao turismo de base comunitária, indígenas Kadiwéu participaram do Seminário Internacional Inspira Ecoturismo, no município de Bonito. Na ocasião, as lideranças prestigiaram a palestra sobre etnoturismo, ministrada por Enoque Raposo, da etnia Macuxi, da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, situada no Estado de Roraima.

Lideranças Kadiwéu prestigiam Seminário Internacional Inspira Ecoturismo em Bonito (MS).

O evento Inspira Ecoturismo foi realizado entre os dias 18 e 21 de maio pelo Sebrae/MS. A participação da comunidade Kadiwéu no seminário contou com o apoio da Wetlands International Brasil e Mupan (Mulheres em Ação no Pantanal). Duas organizações que há cinco anos trabalham no Território Kadiwéu por meio do Programa Corredor Azul (PCA).

Enoque Raposo apresenta conceito de etnoturismo ou turismo de base comunitária e caso de sucesso na Raposa Serra do Sol (Roraima).

Inspira – Durante a palestra promovida na última quinta-feira (19), Enoque Raposo dividiu a experiência com o público – plateia e internautas – sobre o desenvolvimento do turismo de base comunitária que vem sendo estimulado na Raposa Serra do Sol.

Prestigiaram a palestra de Enoque Raposo, os indígenas Kadiwéu Ivanildo Mendes, cacique da aldeia São João, e o jovem Antoniezer Farias, da aldeia Tomázia, acompanhados por  Lilian Ribeiro e Pedro Cristofori, colaboradores da Wetlands International Brasil e Mupan.

Lilian Ribeiro, da Wetlands Internacional Brasil e Mupan, acompanhando as lideranças Kadiwéu, Ivanildo Mendes (Aldeia São João) e Antoniezer Farias (Aldeia Tomázia).

Ao final, os indígenas conversaram com Enoque Raposo e ainda reforçaram o convite para o palestrante conhecer o Território Indígena (TI) Kadiwéu, localizado no município de Porto Murtinho.

Agenda – A visita do roraimense dentro do TI Kadiwéu foi promovida nos dias 20 e 21 de maio. Na oportunidade, Enoque Raposo abordou a questão do turismo de base comunitária junto a outros indígenas e ainda percorreu o território para conhecer as belezas naturais do lugar, como uma cachoeira e o mirante.

Internacional – O seminário promoveu quatro dias de programação com talks, oficinas e palestras com especialistas do Brasil e de outras partes do globo, além de visitas técnicas a destinos da região de Bonito e encontro de negócios. As oficinas e painéis foram transmitidos, ao vivo, na internet.