Em evento, Movimenta Pantanal retoma atividades presenciais com foco na liderança

Inicio » Noticias » Reservas de agua disponibles desde las montañas hasta el mar » Ríos y lagos » Em evento, Movimenta Pantanal retoma atividades presenciais com foco na liderança
Noticias

Membros da agência Movimenta Pantanal participaram do evento “Líderes em Movimento”, do Sebrae, e retomaram agenda presencial a fim de articular estratégias de trabalho.

A Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal marca presença no evento Líderes em Movimento, do Sebrae MS. O encontro realizado na última quinta-feira (17), em Campo Grande, marcou a retomada das atividades do grupo que é composto por pessoas que atuam em diferentes segmentos dentro do bioma pantaneiro – turismo, meio ambiente, cultura, agronegócio e indústria.

“O evento Líderes em Movimento do Sebrae foi uma oportunidade excelente para nós, da Movimenta Pantanal, tanto no sentido de retomada de trabalhos presenciais, pois o grupo vinha executando suas reuniões de forma remota, quanto para trabalharmos essa questão da liderança junto às pessoas da nossa equipe que, direta ou indiretamente, têm os seus trabalhos atrelados ao Pantanal”, explica o presidente da Agência, Alan Striquer.

Quem também destaca a relevância dessa reaproximação, olho no olho, da equipe é Áurea Garcia, coordenadora de políticas da Wetlands International Brasil e diretora-geral da Mupan (Mulheres em Ação no Pantanal).

“A Movimenta Pantanal não parou na pandemia, mas, como toda a sociedade, nós tivemos que nos adequar ao universo online. Agora, tivemos este momento de reencontro das lideranças da agência e, também, de troca de ideias e saberes com outras pessoas. Algo enriquecedor que, certamente, irá reverberar nos futuros trabalhos”.

Criada em 2018, a Movimenta Pantanal é uma agência – criada dentro do Programa LÍDER Pantanal do Mato Grosso do Sul, do Sebrae – com o objetivo de fomentar a conservação e as boas práticas (sustentabilidade) dentro da maior área úmida de água doce do planeta: o Pantanal

“A Movimenta Pantanal é fruto de um programa do Sebrae, mas, emerge da vontade das lideranças que estão no Pantanal em pensar este território enquanto protagonistas que são, ou seja, pessoas que têm a missão de conservar e ao mesmo tempo gerenciar suas atividades dentro deste espaço que é tão essencial à sociedade. Eles conhecem o dia a dia local e, por isso, têm esse papel de escuta e de fala dentro do território junto às outras pessoas que ali vivem”, pontua o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

E para quem está lá na ponta, imerso à rotina e aos desafios de uma terra tão plural como é o bioma pantaneiro, a avaliação dessa retomada é positiva. “Todo dia, temos que pensar em como trabalhar, a melhor forma de atuar e, principalmente, se colocar no lugar de ouvinte junto à comunidade que depende do bioma para bem viver. E, hoje, foi muito proveitoso porque aprendemos questões de lideranças que podem ser levadas às pessoas que assim como nós vivem há décadas inseridas no Pantanal”, afirma Nilce Medeiros, do Balneário Betione, do município de Bodoquena.