ONU reconhece os esforços da Iniciativa Building with Nature, da Indonésia, com o prêmio Carro-Chefe da Restauração Mundial

Inicio » Noticias » Programa Humedales Altoandinos » Reservas de agua disponibles desde las montañas hasta el mar » Ríos y lagos » ONU reconhece os esforços da Iniciativa Building with Nature, da Indonésia, com o prêmio Carro-Chefe da Restauração Mundial
Noticias

Montreal, 13 de dezembro de 2022 – As Nações Unidas reconheceram a Iniciativa Building with Nature, da  Indonésia, que protege a costa do país contra inundações, como um dos 10 esforços pioneiros para revitalizar o mundo natural.

A ONU definiu o primeiro impulso, recorrer aos manguezais para formar uma barreira natural contra o mar. Este se tornou um de seus primeiros Carros-Chefe na Restauração Mundial. Essas iniciativas, elegíveis para apoio, financiamento ou conhecimento técnico da ONU, mostram como os defensores ambientais estão reparando ecossistemas comprometidos em todo o planeta. A atividade humana alterou significativamente 3/4 da Terra e 2/3 do ambiente marinho, levando 1 milhão de espécies à extinção.

O anúncio veio quando líderes se reuniram em Montreal, no Canadá, para a Conferência de Biodiversidade da ONU. Onde governos de todo o mundo concordaram com um novo conjunto de metas em prol do meio-ambiente, para a próxima década.

Espera-se que as negociações incluam uma meta global qualificada para a restauração de ecossistemas.

A Indonésia, um arquipélago de 17 mil ilhas, está repleta de florestas de manguezais, um paraíso para a vida selvagem. Os manguezais  também servem de  proteção para as comunidades costeiras do aumento do nível do mar e das tempestades. Se espera que tais problemas se tornem mais graves à medida que a crise climática avança.

Em muitos lugares, os manguezais foram removidos para dar lugar ao desenvolvimento econômico e a lagoas de piscicultura. A Iniciativa Building with Nature (em português, Construindo com a Natureza) busca restaurar essas florestas. Concentrando-se em Demak, um distrito da ilha de Java, a Wetlands International, com o governo da Indonésia e outros parceiros, estão ajudando as comunidades locais a regenerar manguezais ao longo de um trecho de 20 km de costa.

A Building with Nature integra soluções inspiradas na própria natureza para a prática de infraestrutura hídrica. Concilia a restauração de ecossistemas e soluções projetadas em uma combinação ideal, integrada a intervenções para impulsionar a economia local, a resiliência da comunidade e o aprimoramento da biodiversidade. Em vez de combater a natureza com respostas focadas em soluções únicas, como paredões e aterros, a Building with Nature trabalha com a natureza, fornecendo infraestrutura de água, protegendo as pessoas e beneficiando  a natureza e a sociedade.

Em vez de simplesmente plantar manguezais, a Iniciativa está aplicando uma abordagem inovadora, usando paredes marítimas semi-permeáveis feitas de materiais naturais para assentar lama e sedimentos. Os manguezais então regridem naturalmente, com uma taxa de sobrevivência de 70% – significativamente superior aos 15-20% dos manguezais plantados. Com o tempo, o solo se acumula nas raízes dos manguezais, o que pode impedir a inundação de comunidades quando o nível do mar sobe.

O trabalho aumentará a resiliência de 70 mil pessoas aos aspectos das mudanças climáticas. Especialistas também ajudaram 277 agricultores de camarão a construir lagoas de criação dos crustáceos, que podem coexistir com manguezais e melhorar a sustentabilidade de suas operações. Esses agricultores viram sua produção de camarão triplicar.

O esforço e outras iniciativas emblemáticas foram selecionadas sob a bandeira da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, um movimento global coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Ele foi projetado para prevenir e reverter a degradação dos espaços naturais em todo o planeta.

O diretor executivo do PNUMA, Inger Andersen, disse: «A Iniciativa da Indonésia Building for Nature, parte do grupo inicial de Carro-Chefe de Restauração Mundial, é um ótimo exemplo de trabalho de adaptação inteligente e prospectivo em ação. É um modelo que vale a pena replicar sobre como os países podem usar a natureza para evitar os graves impactos das mudanças climáticas e, simultaneamente, criar  oportunidades econômicas para as pessoas.

”Qu Dongyu, diretor geral da FAO, disse: “ A FAO, com o PNUMA, como co-líder da Década das Nações Unidas para Restauração de Ecossistemas, tem o prazer de premiar as 10 iniciativas visionárias e promissoras mais ambiciosas, de restauração de ecossistemas como os  Carros-Chefe de Restauração Mundial de 2022. Inspirados por esses carros-chefe, podemos aprender a restaurar nossos ecossistemas para melhor produção, melhor nutrição, um ambiente melhor e uma vida melhor para todos, não deixando ninguém para trás.”

Muhammad Yusuf, diretor de administração costeira e de pequenas ilhas do Ministério da Marinha da Indonésia, disse: “ A região de Demak está gravemente afetada pelas mudanças climáticas. Centenas de milhares de hectares de terra estão desaparecendo. Este método emula o sistema de raiz das árvores dos manguezais. Então, o sedimento entra. A água do mar recua gradualmente para o mar. Quando os manguezais estiverem enraizados coletivamente, funcionarão como uma barreira natural para reduzir o efeito da erosão. ”

Após a colaboração em Demak, o Ministério Indonésio de Assuntos Marinhos e Pescas (MMAF) instalou 23,5 km de estruturas em 13 distritos da Indonésia, entre 2015 e 2019.

Pieter van Eijk, chefe do programa de deltas e costas da Wetlands International, disse: “ Nossas experiências do projeto Building with Nature, em Demak, ajudaram a criar uma fórmula que pode ser usada em outros locais. Isso mostra que o sucesso pode ocorrer quando comunidades, governo, sociedade civil e setor privado trabalham juntos. Convocamos conhecimentos de diferentes áreas: ecologia, engenharia e socioeconômica, e o resultado é que conseguimos criar resiliência costeira em uma área que foi gravemente atingida por inundações. Agora, usaremos essas lições para levar projetos da Building with Nature para outras partes da Ásia. ”

Os países já prometeram restaurar 1 bilhão de hectares – uma área maior que a China – como parte de seus compromissos com o Acordo Climático de Paris, as Metas de Aichi para a Biodiversidade, os objetivos de Neutralidade da Degradação da Terra e o Desafio de Bonn. No entanto, pouco se sabe sobre o avanço ou a qualidade dessa restauração. O progresso de todos os 10 Carros-Chefe de Restauração Mundial será monitorado de forma transparente por meio da Estrutura para Monitoramento da Restauração de Ecossistemas, a plataforma da Década das Nações Unidas para acompanhar os esforços globais de restauração.

Para saber mais sobre o projeto, assista a este vídeo ou baixe estas fontes de conhecimento. (video / knowledge products)

A Wetlands International está trabalhando para ampliar o Building with Nature na Ásia, em colaboração com o Ministério Indonésio de Assuntos Marinhos e Pesca, EcoShape e One Architecture, convocado na Indonésia, Filipinas, Índia, Malásia, China e em outros países ao longo do tempo. Assista ao vídeo. (video)

NOTA AOS EDITORES

Sobre a Década da ONU para Restauração de Ecossistemas

A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou os anos de 2021 a 2030 a Década das Nações Unidas para Restauração de Ecossistemas. Liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – e com o apoio de parceiros – foi projetada para impedir, interromper e reverter a perda e degradação de ecossistemas em todo o mundo. Visa revitalizar bilhões de hectares, cobrindo ecossistemas terrestres e aquáticos. Uma chamada global à ação, a Década da ONU reúne apoio político, pesquisa científica e força financeira para ampliar massivamente a restauração.

Sobre a Building with Nature, na Indonésia

O Ministério Indonésio de Assuntos Marítimos e Pescas, o Ministério Indonésio de Trabalho Público e Habitação, a Wetlands International e a  Ecoshape com apoio  de Witteveen + Bos, Deltares, TU Delft, Universidade e Centro de Pesquisa  Wageningen, a  UNESCO-IHE, Blue Forests, Kota Kita, Von Lieberman, a Universidade Diponegoro, NIOZ, NWO-OTP, e comunidades locais. Três programas de pesquisa derivados apoiaram a ampliação de nosso trabalho em Demak MuMaCo, PASMI e BioManco em colaboração comTU Delft, NIOZ, NWO-OTP, e WUR.

A iniciativa é apoiada financeiramente pelo Fundo Holandês de Água Sustentável, em nome do Ministério das Relações Exteriores da Holanda, pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, da Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) como parte da Iniciativa Internacional do Clima (IKI) e pela Loteria de Caridade Holandesa, a Partners for Resilience, a Fundação Waterloo, a Fundação Otter, a Top Consortia for Knowledge and Innovatione, com contribuições de todos os parceiros.

Sobre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente ( PNUMA ) 

O PNUMA é a principal voz global do meio ambiente. Ele fornece liderança e incentiva a parceria no cuidado ao meio ambiente, inspirando, informando e permitindo que nações e povos melhorem sua qualidade de vida sem comprometer as gerações futuras.

Para mais informações, entre em contato com:

Moses Osani, Media Officer, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

Para entrevistas na mídia com autoridades da Indonésia, entre em contato com:

Apri Susanto Astra, Coordenador de  soluções baseadas na natureza, Wetlands International Indonesia.

Arin de Hoog, Coordenador de Comunicação, Wetlands International