Vistorias do Prêmio da Reserva da Biosfera do Pantanal são adiadas por conta de pandemia e incêndios
-
Ríos y lagos
Devido às restrições de biossegurança causadas pelo Covid-19 e forte impacto dos incêndios realização das vistorias ficou para 2021
Fazendas e comunidades sustentáveis que se inscreveram para o Prêmio Reserva da Biosfera do Pantanal terão que aguardar alguns meses para receberem a vistoria de seus projetos. A organização decidiu aguardar até 2021 devido às restrições sobre biossegurança e aos impactos causados pelos incêndios para dar continuidade a esta etapa do concurso.
Essa é a primeira edição do prêmio, que busca demonstrar que é possível conciliar o uso produtivo da região pantaneira com preservação e sustentabilidade, de modo a fortalecer o equilíbrio econômico, social, cultural e ambiental, como recomendado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Iniciativas dessa natureza contribuem para reduzir o impacto ambiental e o consumo de recursos ao longo do tempo, além da melhoria da qualidade de vida dos pantaneiros.
A fase de inscrição foi até 31 de julho deste ano e duas categorias serão premiadas, fazendas sustentáveis e iniciativas comunitárias sustentáveis. O primeiro lugar em cada categoria ganha R$ 8 mil e o segundo lugar R$ 4 mil.
O concurso “Prêmio Sustentabilidade na Reserva da Biosfera do Pantanal” é uma ação organizada pelo Comitê da Reserva da Biosfera do Pantanal, com apoio da Fundação Neotrópica do Brasil e Wetlands International Brasil em parceria com a Nature and Culture International – NCI, Instituto Internacional de Educação do Brasil – IIEB e Fundação Manoel de Barros, com gerenciamento de dados pela Produtora Natureza em Foco.
Confira abaixo a nota divulgada na íntegra:
Senhoras e senhores,
O comitê diretor do Prêmio da Reserva da Biosfera do Pantanal, CONSIDERANDO o momento de pandemia da COVID-19, que nos impõe diversas restrições sobre biossegurança, as quais devemos seguir, assim como os incêndios que causaram um forte impacto no presente e no futuro da Reserva da Biosfera do Pantanal, com uma série de prejuízos à biodiversidade pantaneira, DECIDIMOS – sem prejuízo das inscrições já realizadas e dos primeiros passos tomados por esse Comitê – ADIAR a realização das vistorias e a entrega da premiação para o ano de 2021.
Certo da compreensão de todos, aproveitamos o ensejo para manifestar nossos votos de uma breve recuperação ao nosso querido Pantanal e muita saúde para todos!
Laercio Machado de Sousa – Presidente da Rb Pantanal
e Equipe Prêmio da RB Pantanal