Programa Corredor Azul Pantanal

Inicio » Casos » Programa Corredor Azul Pantanal
Caso

Conectando pessoas, natureza e economias ao longo do Sistema de
Áreas Úmidas Paraná-Paraguai

O que é o Programa Corredor Azul?

Corredor Azul é um programa da Wetlands International. Nosso objetivo é salvaguardar a saúde e conectividade do Sistema Paraná-Paraguai de Áreas úmidas em benefício das pessoas e da natureza.Como um caminho de desenvolvimento justo para a região, o Programa Corredor Azul propõe mobilizar esforços para proteger o Sistema Paraná-Paraguai como um bem ecológico, social e econômico para a humanidade.

O Programa Corredor Azul prevê intervenções locais para salvaguardar e aprimorar as interconexões sociais, políticas, ambientais e econômicas de três grandes áreas úmidas que compõem o Sistema – o Pantanal, os Esteros de Iberá e o Delta do Paraná. Ao mesmo tempo, prevê ações para garantir que todo o corredor seja sustentado e protegido como um sistema de áreas úmidas dinâmicas e fluidas.

Estendendo por 3.400 km desde o Pantanal brasileiro, passando pela Bolívia e Paraguai até desembocar no Delta do Paraná, na Argentina, o Sistema Paraná-Paraguai (Corredor Azul) é um dos últimos exemplos do mundo de um grande sistema de rios de fluxo livre e contínuo.

A trajetória de desenvolvimento atual, guiada por resultados econômicos imediatos e fortes interesses privados ameaçam o funcionamento natural dessa região única e coloca em risco economias locais, culturas e biodiversidade e resiliência frente às mudanças climáticas. A sustentabilidade da região está em jogo.

Publicações

Nova Hidrovia Paraguai-Paraná: uma análise abrengente

download

Carta da Agência de Desenvolvimiento Regional Movimenta Pantanal

download

Plano de Vida do Território Indígena Kadiwéu

download

Tomando decisoes com base em Servicos Ecossistêmicos

download

Hidrovia Paraguai-Paraná: Retratos e Reflexoes

download

Videos

Noticias