Conectando pessoas, natureza e economias ao longo do sistema Paraná-Paraguai de Áreas Úmidas
O que é o Programa Corredor Azul?
O Programa Corredor Azul teve início em 2017 e tem como objetivo preservar a saúde e a conectividade do sistema Paraná-Paraguai de áreas úmidas como patrimônio natural fundamental para o desenvolvimento sustentável da região e como meio de subsistência das comunidades que vivem ao longo dele.
Geramos conhecimento e o mobilizamos para fortalecer capacidades e desenvolver experiências que revelam novas formas de preservar e usar de maneira sustentável este corredor de áreas úmidas como um ativo ambiental, social e econômico.
Promovemos uma abordagem regional e paisagística, desenvolvemos atividades com numa perspectiva integrada, tendo em consideração a interconectividade das áreas úmidas entre si e entendendo elas como territórios de vida.
Meta do Programa
Preservar a saúde e a conectividade do Corredor Azul e suas áreas úmidas em benefício das pessoas e da natureza
Trabalhamos com instituições parceiras como universidades e organizações da sociedade civil. O Programa colabora com o setor público e privado, estabelecendo acordos de cooperação com base em políticas e planos estratégicos voltados para a preservação e uso sustentável das áreas úmidas do Corredor Fluvial Paraná-Paraguai.
Saber valorizar e agir para preservar. Com esta marca de trabalho, o objetivo é construir um caminho que continue no tempo e se sustente a longo prazo.
Onde trabalhamos?
Em três macrossistemas de áreas úmidas escolhidos por seu papel fundamental na preservação da saúde e conectividade do corredor: o Pantanal, no Brasil, e os Esteros de Iberá e Delta do Paraná, na Argentina.

Principais conquistas
- Meios de subsistência
O Programa está trabalhando em 40.080 hectares produtivos do setor pecuário e florestal, promovendo a resiliência das comunidades locais e valorizando os usos tradicionais e inovadores das áreas úmidas e seus recursos. - Melhores práticas produtivas
O Programa já trabalha com 17 comunidades, associações de ecoturismo e cooperativas de pesca, alcançando as melhores práticas produtivas e incentivando processos mais sustentáveis. - Áreas Protegidas
Preservamos as áreas úmidas desenvolvendo e atualizando planos de manejo para grandes áreas úmidas no Pantanal, nos Esteros de Iberá e no Delta do Paraná. A efetiva implementação desses planos contribui para a conservação de áreas úmidas e corredores de biodiversidade, preservando serviços ecossistêmicos fundamentais e fortalecendo a resiliência das comunidades frente às mudanças climáticas.
Atuamos nas áreas:
- Sítio Ramsar RPPN Sesc Pantanal
- Território Indígena Kadiwéu
- Rede de Áreas Protegidas da Serra do Amolar
- Sítio Ramsar Lagunas e Esteros de Iberá
- Reserva de Uso Múltiplo «Victoria’s Wetlands and Islands»
- Sítio Ramsar Delta do Paraná
- Reserva de Biosfera de San Fernando
Nossas conquistas (2017-2022)
Plano de gestão
- Plano de Manejo do Sítio Ramsar do Delta do Paraná
- Plano de Vida do Território Indígena Kadiwéu no Pantanal
Meios de subsistência
- Restauração comunitária de ecossistemas no Pantanal
- Ecoturismo como meio de subsistência nas áreas úmidas dos Esteros de Iberá
- Pesca artesanal e agregação de valor aos produtos pesqueiros no Delta do Paraná
Plataformas de Diálogo Multissetoriais
- Plataforma de Diálogo para o Desenvolvimento Sustentável das Áreas Úmidas do Delta do Paraná
- Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal
Evidência
- Cenários futuros para o sistema de áreas úmidas Paraná-Paraguai
- Inventário das áreas úmidas do Delta do Paraná
- Sistema de Alerta Antecipado de Incêndios no Pantanal – LASA
- Mapeamento dos Serviços Ecossistêmicos do Pantanal
- Análise do jurídica e institucional do Corredor Fluvial Paraná-Paraguai
- Avaliação do impacto da Hidrovia Paraná-Paraguai
Organizações da Sociedade Civil
- Humedales en Red: Plataforma de apoio a organizações da sociedade civil no Delta do Paraná
Capacitações
- Formação para gestores de áreas úmidas: ferramentas de gestão para a conservação e uso sustentável das áreas úmidas
Impacto
- Guia de avaliação de impacto ambiental de áreas úmidas
Em números
- 2.299 pessoas participam do Programa nas Plataformas de Diálogo Multissetorial, pecuaristas aplicadores de melhores práticas, profissionais de áreas úmidas e membros de diferentes organizações.
- 75 associações trabalham conosco, estreitando laços e trocando conhecimentos para um objetivo comum: um futuro com áreas úmidas preservadas e saudáveis.
- 599 gestores e profissionais formados em gestão para a conservação e uso sustentável das áreas úmidas.
- 40.080 hectares de áreas úmidas produtivas aplicando melhores práticas de gestão com nosso apoio e aconselhamento.
- 1.445.229 hectares de Áreas protegidas nas quais colaboramos para sua gestão e conservação.

Boletim Corredor Azul – 2022 – Fase II Conquistas
download
Saiba mais
Vídeos Notícias
Publicações

The Source - Anuário 2022 Wetlands International
downloadThe Source - Anexo Anuário 2022 Aplicação das Diretrizes da Convenção Ramsar ao Plano de Manejo Sitio Ramsar RPPN Sesc Pantanal Guia Ilustrado de Identificação de Macrohabitats do Sítio Ramsar RPPN Sesc Pantanal Mapa - classes temáticas e macrohabitats remotamente identificados no sítio Ramsar Sesc Pantanal Protocolo de Boas Práticas Pecuárias no Pantanal: Restauração de campo nativos Subsídios para Pagamentos por Serviços Ambientais em Áreas Úmidas: Pantanal Evidências e Perspectivas: Macrohabitats como planejamento territorial de sítios Ramsar Evidências e Perspectivas: Manejo integrado de espécies invasoras arbóreas em pastos nativos no Pantanal Evidências e Perspectivas: Pagamentos por Serviços Ambientais em Áreas Úmidas Plano de Vida do Território Indígena Kadiwéu - 2 ed. revisada e ampliada Boletim Corredor Azul – 2022 – Fase II Conquistas Corredor Azul Leaflet – 2022 – Phase II Achievements Guia de Melhores Práticas Pecuárias da Planície Pantaneira Guía de Buenas Prácticas Ganaderas en la Llanura del Pantanal Pantanal à Margem da Lei: Panorama das Ameaças e Perspectivas para a Conservação Nova Hidrovia Paraguai-Paraná: uma análise abrangente New Paraguay-Paraná Waterway: a comprehensive analysis Hidrovia Paraguai-Paraná: Retratos e Reflexões Carta da Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal Plano de Vida do Território Indígena Kadiwéu Marco Conceitual para uso racional das Áreas Úmidas Tomando decisões com base em Serviços Ecossistêmicos