Conectando pessoas, natureza e economias ao longo do
Sistema Paraná-Paraguai de Áreas Úmidas
O que é o Programa Corredor Azul?
Corredor Azul é um programa da Wetlands International. Nosso objetivo é salvaguardar a saúde e a conectividade do Sistema Paraná-Paraguai de Áreas Úmidas em benefício das pessoas e da natureza.
Como um caminho de desenvolvimento justo para a região, o Programa Corredor Azul propõe mobilizar esforços para proteger o Sistema Paraná-Paraguai como um bem ecológico, social e econômico para a humanidade.
O Programa Corredor Azul prevê intervenções locais para salvaguardar e aprimorar as interconexões sociais, políticas, ambientais e econômicas de três grandes áreas úmidas que compõem o Sistema – o Pantanal, os Esteros de Iberá e o Delta do Paraná. Ao mesmo tempo, prevê ações para garantir que todo o corredor seja sustentado e protegido como um sistema de áreas úmidas dinâmicas e fluidas.
Estendendo por 3.400 km desde o Pantanal brasileiro, passando pela Bolívia e Paraguai até desembocar no Delta do Paraná, na Argentina, o Sistema Paraná-Paraguai (Corredor Azul) é um dos últimos exemplos do mundo de um grande sistema de rios de fluxo livre e contínuo.
A trajetória de desenvolvimento atual, guiada por resultados econômicos imediatos e fortes interesses privados ameaçam o funcionamento natural dessa região única e coloca em risco economias locais, culturas e biodiversidade e resiliência frente às mudanças climáticas. A sustentabilidade da região está em jogo.
Publicações
Aplicação das Diretrizes da Convenção Ramsar ao Plano de Manejo Sitio Ramsar RPPN Sesc Pantanal Guia Ilustrado de Identificação de Macrohabitats do Sítio Ramsar RPPN Sesc Pantanal Mapa das classes temáticas e macrohabitats remotamente identificados no sítio Ramsar Sesc Pantanal Protocolo de Boas Práticas Pecuárias no Pantanal: Restauração de campo nativos Subsídios para Pagamentos por Serviços Ambientais em Áreas Úmidas: Pantanal Evidências e Perspectivas: Macrohabitats como planejamento territorial de sítios Ramsar Evidências e Perspectivas: Manejo integrado de epécies invasoras arbóreas em pastos nativos no Pantanal Evidências e Perspectivas: Pagamentos por Serviços Ambientais em Áreas Úmidas Plano de Vida do Território Indígena Kadiwéu - 2 ed. revisada e ampliada Boletim Programa Corredor Azul Guia de Melhores Práticas Pecuárias da Planície Pantaneira Guía de Buenas Prácticas Ganaderas en la Llanura del Pantanal Pantanal à Margem da Lei: Panorama das Ameaças e Perspectivas para a Conservação Nova Hidrovia Paraguai-Paraná: uma análise abrangente Hidrovia Paraguai-Paraná: Retratos e Reflexões Carta da Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal Plano de Vida do Território Indígena Kadiwéu Marco Conceitual para uso racional das Áreas Úmidas Tomando decisões com base em Serviços Ecossistêmicos
Vídeos
- Dia das Áreas Úmidas: é tempo de sua conservação e restauração
- Dia Mundial das Áreas Úmidas 2023
- Mobilização indígena para recuperar áreas degradadas no Pantanal
- Programa Corredor Azul: nossas conquistas
- Luz, câmera, Pantanal!
- Plano de Vida Kadiwéu
- Contação de histórias e práticas ancestrais com Regina Rapacci
- Oportunidades de serviços ecossistêmicos para áreas úmidas
- Teaser 1° Encontro TICCA Brasil
Notícias
- Para dar visibilidade à Reserva da Biosfera do Pantanal, prêmio continua aberto até 15 de abril
- Wetlands International no Brasil traz novo alerta sobre a situação dos incêndios no Pantanal
- Pantanal ajuda a combater o avanço das mudanças climáticas
- Prêmio Reserva da Biosfera do Pantanal segue aberto até 15 de abril
- Nossos primeiros 71 dias de 2020 Pantanal registra 674 focos de fogo
- Mulheres compartilham experiências em oficina sobre ODS