Ações conjuntas são discutidas com lideranças indígenas Kadiwéu

Inicio » Noticias » Ações conjuntas são discutidas com lideranças indígenas Kadiwéu
Noticias

Nos dias 10 e 11 de junho, uma equipe de colaboradores da Wetlands International Brasil e Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal se reúne com membros da Abink (Associação dos Brigadistas Indígenas da Nação Kadiwéu) e lideranças da comunidade indígena Kadiwéu. A proposta do encontro é discutir uma série de aplicações úteis, principalmente no âmbito do planejamento territorial e do monitoramento ambiental como a implantação de viveiros dentro do território, horta comunitária, recuperação de nascentes e áreas degradadas.

No dia 11, os Kadiwéu recebem, um representante da etnia Terena para compartilhar sua experiência com a implementação e manutenção de viveiro na comunidade Taunay-Ipegue, de Aquidauana (MS). Atualmente, espécies nativas e medicinais – como o Pau-santo – correm risco de extinção, o que pode ocasionar prejuízos social e cultural para os indígenas.

Ainda dentro do cronograma, a brigada da Abink realizará a queima prescrita, um método utilizado em áreas e períodos específicos, que tem como objetivo consumir o material combustível acumulado. Uma ação necessária para evitar as ocorrências dos últimos anos, quando a comunidade sofreu muito com os impactos causados pelo fogo.

Na oportunidade serão entregues doações de equipamentos para a Abink e para a escola das aldeias, além de combustível, roupas, máscaras descartáveis, álcool em gel e kits de primeiros socorros.