Celebra Cuiabá+Verde distribui mais mil mudas de árvores nativas nesta quinta-feira

Inicio » Noticias » Biodiversidad » Celebra Cuiabá+Verde distribui mais mil mudas de árvores nativas nesta quinta-feira
Noticias

No aniversário de Cuiabá, o Celebra Cuiabá+Verde presenteou a capital mato-grossense com milhares de mudas de espécies nativas do Pantanal e do Cerrado. Devido ao sucesso, a ação está de volta, nesta quinta-feira (13), no tradicional Bulixo do Sesc Arsenal. Serão distribuídas gratuitamente mais mil mudas, de 20 espécies, das 18h às 21h.

Oriundas da Iniciativa AquaREla Pantanal, as mudas são produzidas nos viveiros das comunidades locais de Capão do Angico, em Poconé, e São Pedro de Joselândia, em Barão de Melgaço.

A viveirista de Capão do Angico, Natalice da Costa, participou da ação no Sesc Arsenal e ficou surpresa pela grande procura do público. «É muito gratificante. A gente fica lá cuidando das mudas e sabemos que é importante pra gente, mas é bom demais ver o que as pessoas querem, que valorizam. No final, quem ganha é o planeta. Quanto mais árvores, melhor pra todos», comentou.

Iniciado há quatro anos, a AquaREla Pantanal é fruto da união das comunidades pantaneiras em parceria com seis instituições de pesquisa e conservação de áreas úmidas (Wetlands International Brasil, Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Centro de Pesquisa do Pantanal e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas – INAU/UFMT).

“Idealizamos a AquaREla Pantanal para ser uma iniciativa de recuperação de áreas degradadas dentro da maior reserva particular do Brasil, a RPPN Sesc Pantanal, e, hoje, vemos esse trabalho contribuindo com outras frentes que, aqui, é a doação de mudas para áreas urbanas. Mais do que uma ação de alusão ao aniversário de 304 anos de Cuiabá, essa distribuição de mudas é uma forma de aproximar a população urbana da pauta da conservação ambiental e propor a reflexão quanto a importância das áreas úmidas em nossas vidas”, avalia a diretora geral da Mupan e coordenadora de políticas da Wetlands International Brasil, Áurea Garcia.

Campanha – O Celebra Cuiabá+Verde é uma ação integrada entre o Polo Socioambiental Sesc Pantanal e o Sesc Mato Grosso. «Nossa intenção é contribuir para que Cuiabá volte a ser conhecida como cidade verde, o que impacta positivamente na qualidade de vida da população e na saúde do ambiente”, explicou a gerente-geral do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália.

Durante a distribuição de mudas, a contabilista Eva da Silva de Sousa, de 50 anos, foi uma das milhares de pessoas que levou mudas para casa. Nascida e criada em Cuiabá, ela lembra que na infância, a cidade era bastante arborizada e afirma que, hoje, sente falta.

«Até a gente, no nosso terreno, tínhamos muita árvore. Fomos tirando, concretando, e hoje a gente se arrepende. Então, vou levar essas mudas para plantar lá, para voltar a ter verde, dar mais frescor, mais conforto, mais beleza e dar mais alegria também. A gente espera que Cuiabá volte a ser assim. Gostamos muito da ação, espero que tenha mais vezes», concluiu Eva.

A ação ocorre dentro da programação do Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá, que promove uma série de atividades em comemoração ao aniversário da cidade.

Serviço:
Celebra Cuiabá + Verde – Distribuição de mudas nativas do Pantanal
Data: 13 de abril (quinta-feira), das 18h às 21h
Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT)
Realização: Polo Socioambiental Sesc Pantanal e Sesc Mato Grosso
Programação gratuita