(Disponível para download) Guia de Melhores Práticas Pecuárias da Planície Pantaneira

Inicio » Noticias » Programa Humedales Altoandinos » Reservas de agua disponibles desde las montañas hasta el mar » Ríos y lagos » (Disponível para download) Guia de Melhores Práticas Pecuárias da Planície Pantaneira
Noticias

Pecuarista pantaneiro ganha guia de melhores práticas de sustentabilidade feito em uma iniciativa da Wetlands International, WWF-Brasil e Embrapa Pantanal

Está disponível para download o Guia de Melhores Práticas Pecuárias da Planície Pantaneira, material elaborado pela Embrapa Pantanal, WWF-Brasil e Wetlands International a fim de apresentar de forma didática e descomplicada ao pecuarista pantaneiro de que forma a sua atuação em um sistema diferenciado de produção pode ser um diferencial para o seu negócio e também para uma boa convivência com a rica biodiversidade pantaneira.

Para o produtor, o guia será um importante aliado no entendimento de temas aparentemente complexos. O material traz, por exemplo, a visão holística das pastagens, com a explicação sobre o que é necessário fazer em caso de necessidade de limpeza da pastagem ou uso de queima prescrita. Transcorre ainda sobre os instrumentos econômicos de política ambiental existentes, mas que nem todo produtor conhece. Consumo de água, tratamento de resíduos, destinação dos resíduos sólidos são alguns dos temas de impacto ambiental que também são abordados.

Confira abaixo o SlideShow sobre o Guia.

Veja AQUI a versão em espanhol.

Mas, o guia vai além, abordando plano de manejo (para o rebanho), plano de gestão (para a propriedade como um todo) e até sucessão familiar (considerando que boa parte dos pecuaristas pantaneiros são empreendedores familiares).

O guia contou ainda com o apoio de instituições parceiras: Centro de Pesquisa do Pantanal; Fundação Panthera Brasil; Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola; Instituto  de  Meio  Ambiente  de  Mato Grosso do Sul; Instituto Homem Pantaneiro; Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal; Instituto Nacional de Ciência Tecnologia em Áreas Úmidas; Secretaria  de  Estado  de  Meio Ambiente de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento  Econômico,  Produção  e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul.

Faça o download gratuito do guia:

Guia de Melhores Práticas Pecuárias da Planície Pantaneira

download

Guía de Buenas Prácticas Ganaderas en la Llanura del Pantanal

download