Download: Ebook sobre Pagamentos por Serviços Ambientais em Áreas Úmidas 

Inicio » Noticias » Programa Humedales Altoandinos » Reservas de agua disponibles desde las montañas hasta el mar » Ríos y lagos » Download: Ebook sobre Pagamentos por Serviços Ambientais em Áreas Úmidas 
Noticias

A Wetlands International Brasil disponibiliza para download gratuito a publicação “Subsídios para Pagamentos por Serviços Ambientais em Áreas Úmidas: Pantanal”. O e-book é um trabalho coletivo escrito pelos pesquisadores Fábio Bolzan (Wetlands International Brasil), Romullo Louzada (Imasul) e Fábio Roque (UFMS). 

A publicação pode ser acessada na íntegra aqui. O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é um instrumento ecológico e econômico que atua em prol da conservação da natureza, manutenção dos serviços ecossistêmicos e das funções ecológicas, onde de um lado temos os produtores/recebedores e de outro os beneficiários/pagadores.  

Subsídios para Pagamentos por Serviços Ambientais em Áreas Úmidas: Pantanal

download

Na prática, o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é um mecanismo financeiro para remunerar produtores rurais, comunidades tradicionais e povos indígenas pelos serviços ambientais prestados em suas propriedades que geram benefícios para toda a sociedade.

O livro digital traz questões como o valor dos serviços ambientais no Pantanal e da Bacia do Alto Paraguai, os principais mecanismos para a construção de um PSA, os desafios para implementar esse tipo de trabalho dentro de uma área úmida, dentre outros pontos ligados ao tema. 

Suplemento – “Evidências e Perspectiva – Pagamentos por Serviços Ambientais em Áreas Úmidas” é um documento conciso que apresenta os principais pontos para a implantação de um PSA voltado para Áreas Úmidas como o Pantanal. Os interessados em consultar a publicação podem clicar aqui. 

Evidências e Perspectivas: Pagamentos por Serviços Ambientais em Áreas Úmidas

download