Iniciativa Aquarela Pantanal recebe prêmio de melhor exemplo de mobilização social em prol do meio ambiente

Inicio » Noticias » Programa Humedales Altoandinos » Reservas de agua disponibles desde las montañas hasta el mar » Ríos y lagos » Iniciativa Aquarela Pantanal recebe prêmio de melhor exemplo de mobilização social em prol do meio ambiente
Noticias

Dentro do bioma pantaneiro, a Iniciativa foi a única a conquistar o prêmio. Vencedora na categoriaMelhor Exemplo de Mobilização Social”, a AquaREla Pantanal foi escolhida entre 117 projetos de todo o Brasil. 

Viveirista e mobilizadora Miriam e prêmio – Foto Carol brenck e Larissa Dias

A Iniciativa AquaREla Pantanal, projeto que reúne diversas instituições e famílias das comunidades pantaneiras de Capão do Angico, localizada em Poconé-MT, e São Pedro de Joselândia, em Barão do Melgaço-MT, foi uma das vencedoras do XIII Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente e Sustentabilidade, promovido pela revista Sou Ecológico. O projeto, que promove a recuperação da riqueza natural de áreas no Pantanal, foi premiado na categoria “Melhor Exemplo de Mobilização Social.” 

O prêmio é um reconhecimento ao empenho de todas as instituições envolvidas na causa ambiental e estar entre as vencedoras reforça a importância de cada projeto, como é o caso da Iniciativa AquaREla Pantanal que há três anos foi implementada no coração do bioma pantaneiro, região centro-oeste do Brasil, com o objetivo de recuperar 46 hectares dentro da maior reserva particular do Brasil, a RPPN Sesc Pantanal, com 108 mil hectares. Iniciativa essa que conta com recursos do GEF Terrestre e do Programa Corredor Azul (PCA), da Wetlands International Brasil com apoio da Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal. 

Segundo a diretora executiva da Wetlands International Brasil e diretora técnico-científica da Mupan, Rafaela Nicola, o prêmio é um indicador de que o trabalho está no caminho certo para compreender cada vez mais a dinâmica das áreas úmidas e quais estratégias são melhores para promover a conservação. “E esse trabalho só é possível porque mulheres de duas comunidades tradicionais abraçaram essa Iniciativa com a gente. E, a AquaREla Pantanal tem essa característica do protagonismo feminino porque as mulheres estão à frente dos viveiros, pesquisa, gestão, execução e planejamento das atividades como um todo”, completou. 

O objetivo da AquaREla Pantanal é produzir mudas nativas do bioma para recuperar áreas atingidas pelo fogo dentro da Reserva Particular de Patrimônio Natural – RPPN Sesc Pantanal, ao mesmo tempo em que gera renda e desenvolvimento comunitário. Por meio do projeto, foram construídos dois viveiros para produção de mudas nativas dentro das comunidades, que recebem suporte técnico e capacitações, além de uma bolsa para desenvolver o trabalho de viveiristas. Dessa forma, o projeto contempla os três pilares da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico. 

Entrega na comunidade – Foto Carol brenck e Larissa Dias 

Atualmente, 10 famílias participam diretamente das atividades do projeto. No entanto, Natalice da Costa, viveirista da comunidade de Capão do Angico (MT), destaca que a comunidade inteira é beneficiada pelas ações. “A AquaREla Pantanal é um sopro de esperança, não só para os animais e as plantas, que tanto sofreram com o fogo, mas também nos traz uma nova força enquanto pessoas, principalmente nós mulheres. Por causa do projeto, a gente voltou a se movimentar e trabalhar unida. Isso ajudou a nossa comunidade a enxergar o potencial que tem e o que a gente pode fazer quando se une”. 

Para Miriam Amorim, viveirista de São Pedro de Joselândia, o projeto foi um divisor de águas em sua vida. “A gente vem fazendo um trabalho tão bonito de recuperação e de conservação do nosso Pantanal e eu me sinto muito honrada e feliz de fazer parte. É um orgulho receber esse reconhecimento com o prêmio e isso nos estimula e incentiva a continuar. O projeto mudou minha vida e da minha comunidade. Hoje a gente tem mais consciência que a gente faz parte do meio ambiente e que cuidando dele, todo mundo se beneficia. Espero que o projeto cresça e envolva cada vez mais pessoas”, afirmou a viveirista.  

A cerimônia de premiação ocorreu em Belo Horizonte (MG), na noite do dia 28 de fevereiro. Em seguida, no dia 2 de março, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal, instituição que representou no evento a rede parceiros da Iniciativa, fez a entrega dos certificados de reconhecimento para as viveiristas do AquaREla. O encontro foi realizado na comunidade do Capão do Angico e contou com a presença de representantes das associações comunitárias envolvidas na iniciativa.  

“Fomos escolhidos entre 117 projetos de todo o país e fomos a única iniciativa do bioma Pantanal premiada. Um reconhecimento dessa importância no cenário nacional é muito representativo e simbólico pois, das cinzas dos grandes incêndios de 2020 a gente viu nascer uma rede de proteção ao Pantanal formada por diversos atores, com muita resiliência, força e união. É um projeto colaborativo, que envolve muitas mãos e corações e estamos muito orgulhosos e gratos pelo reconhecimento”, comentou a gerente-geral do Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália. 

AquaREla Pantanal – O projeto “Recuperação de Florestas Ribeirinhas Pantaneiras: beneficiando água, solo, peixes e populações do entorno da RPPN Sesc Pantanal”, também chamado de Iniciativa “AquaREla Pantanal”, é um trabalho construído no coletivo, que envolve a Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, a Wetlands International Brasil, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal – uma iniciativa do Sistema CNC-Sesc-Senac, o Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Áreas Úmidas (INAU/UFMT). 

 A AquaREla Pantanal é financiada pelo: 1) Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) por meio do Projeto Estratégias de Conservação, Recuperação e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com as agências Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como implementador e o Fundo Brasileiro de Biodiversidade (FUNBIO) como executor; 2) DoB Ecology via Programa Corredor Azul, da Wetlands International.