Livro Pantanal à Margem da Lei já está disponível para download gratuito

Inicio » Noticias » Reservas de agua disponibles desde las montañas hasta el mar » Ríos y lagos » Livro Pantanal à Margem da Lei já está disponível para download gratuito
Noticias

Fruto do Programa Corredor Azul, a obra está disponível em e-book. O conteúdo traz um panorama das ameaças ao Pantanal e as alternativas viáveis para sua conservação.

Nos últimos meses, o alto índice das queimadas no Pantanal foi um assunto recorrente nas mídias da internet e noticiários de TV. Tanto volume de notícia tem despertado o interesse da população pelo assunto e, consequentemente, sensibilizado mais e mais pessoas quanto a necessidade de práticas que garantam a conservação deste importante bioma. Daí a importância de livros como «Pantanal à Margem da Lei: Panorama das Ameaças e Perspectivas para a Conservação» que já está disponível, gratuitamente, em formato e-book para todas as pessoas que queiram ampliar o conhecimento sobreo tema.

A decisão de disponibilizar a obra na internet, gratuitamente, foi exatamente para democratizar ainda mais o acesso ao conteúdo. De modo que mais e mais pessoas conheçam o livro, repliquem as informações contidas nele e que assim protejam o Pantanal cada vez mais, conforme destacou a consultora do Programa Corredor Azul, Wetlands International e Mupan, Cyntia Cavalcante Santos.

«O acesso a materiais virtuais é um avanço extraordinário na divulgação da ciência e do conhecimento. Disponibilizarmos um material tão importante desses é uma contribuição que revela o quanto o Pantanal é um sistema único e merece ser cada vez mais conhecido, estudado. Esse é um começo, porque ainda há muito para se entender».

«Pantanal à Margem da Lei» é resultado da parceria entre a Wetlands International, Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Obra que é fruto da primeira fase do Programa Corredor Azul e que reuniu os pesquisadores, doutores Carlos Teodoro José Hugueney Irigaray, Cátia Nunes da Cunha e Wolfgang Johannes Junk, em um esforço de compilar o conhecimento difuso sobre as questões legais envolvendo o Pantanal.

Além do acesso facilitado à obra, o estilo de escrita simples é outro ponto que chama atenção, por tornar o conhecimento científico mais palatável ao leitor que não está ambientado com termos técnicos. «Com uma linguagem acessível, isso é importante para que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento científico de uma forma mais facilitada. Nós precisamos que alunos do ensino médio e dos primeiros anos de faculdade tenham acesso a essa linguagem técnica, porém, de forma simples, direta», afirma a pesquisadora Cátia Nunes.

A obra ainda vem ao encontro com outra questão importante que é a necessidade de se pensar em uma legislação voltada exclusivamente para o Pantanal que, ao contrário da Mata Atlântica, não possui leis específicas que atendam às particularidades do bioma. «Os políticos, os tomadores de decisões, os técnicos, têm a partir deste livro um conhecimento substancial para tomar decisões sobre políticas públicas em bases científicas. Por isso, a importância de trazer esse livro para a sociedade», complementa a pesquisadora.

Ao alcance do leitor 

Lançado, virtualmente, há uma semana, no dia 12 de novembro, pela Wetlands International Brasil, no âmbito do Programa Corredor Azul (PCA), o livro chama atenção pela riqueza de conteúdo. Não apenas por alertar sobre os riscos de degradação ambiental como por apontar perspectivas de conservação, medidas que ainda podem ser tomadas, nos dias de hoje, para que a maior área de planície alagada do mundo esteja preservada para contemplação desta e das futuras gerações.

Principalmente, considerando que o ano de 2020 foi catastrófico para o Pantanal. Sabe-se que até o dia 10 de novembro foram 21.752 focos de incêndio em todo o bioma, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), número recorde desde o início do monitoramento da região, em 1998.

Pantanal à Margem da lei é dividido em três partes: “Panoramas e Ameaças do Pantanal”, “Marco Regulatório” e “Recomendações”. Obra essa que foi concebida no intuito de contribuir com a preservação e redução dos impactos no bioma para que uma situação como a deste ano não se repita no futuro.

Acompanhe nossas páginas nas redes sociais (FacebookTwitter e Instagram).

Pantanal à Margem da Lei: Panorama das Ameaças e Perspectivas para a Conservação

download