Protocolo de Boas Práticas Pecuárias no Pantanal está disponível para download

Inicio » Noticias » Programa Humedales Altoandinos » Reservas de agua disponibles desde las montañas hasta el mar » Ríos y lagos » Protocolo de Boas Práticas Pecuárias no Pantanal está disponível para download
Noticias

A publicação visa promover a conservação de áreas úmidas ao mesmo tempo que contribui com a prática da pecuária sustentável no bioma pantaneiro.

Com o objetivo de contribuir com a conservação das áreas úmidas que se encontram em pontos estratégicos para a pecuária, é que o “Protocolo de Boas Práticas Pecuárias no Pantanal: restauração de campo nativo” foi disponibilizado para download. A publicação é fruto do trabalho colaborativo do Programa Corredor Azul (PCA), da Wetlands International, financiado pela DOB Ecology, em parceria com o INAU – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas, CPP – Centro de Pesquisa do Pantanal, Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal e proprietários(as) rurais do bioma pantaneiro. 

Com 42 páginas, o documento pode ser acessado na íntegra aqui. O protocolo faz parte de um amplo conjunto de pesquisas, estratégias e ações de Boas Práticas de Manejo em Áreas Úmidas, que oferece informações sobre como lidar com as espécies invasoras em campos nativos do Pantanal, visando promover a pecuária sustentável de modo que haja a restauração desses sistemas. 

Protocolo de Boas Práticas Pecuárias no Pantanal: Restauração de campo nativos

download

De autoria dos pesquisadores Cátia Nunes da Cunha, Alexandre Ebert e Simone Francieli Guarnieri, a publicação funciona como um guia que não apenas pode contribuir para manutenção da integridade pantaneira, como ainda fomentar a economia e favorecer a conservação da natureza e modos de vida.  

 Evidências e perspectivas – Além do protocolo, também está disponível para download o documento “Manejo integrado de espécies invasoras arbóreas em pastos nativos no Pantanal: evidências e perspectivas”. O material é um compilado sobre a questão da invasão acelerada das pastagens por vegetação lenhosa nativa em áreas que anteriormente eram grandes campos. 

Evidências e Perspectivas: Manejo integrado de espécies invasoras arbóreas em pastos nativos no Pantanal

download

A presença de espécies arbóreas nos pastos muitas das vezes é resultado de práticas de limpeza feitas da forma inadequada. O resultado é a intervenção da biodiversidade local e o estímulo a invasão de espécies consideradas indesejadas.  

 O documento é fruto da sinergia das instituições com produtores ligados aos sindicatos e associações rurais que apoiam as iniciativas científicas em benefício de uma pecuária sustentável, em síntese, que alia desenvolvimento econômico com conservação de áreas úmidas.