Webinário discute ações para que desastre não volte a acontecer no Pantanal

Inicio » Noticias » Reservas de agua disponibles desde las montañas hasta el mar » Ríos y lagos » Webinário discute ações para que desastre não volte a acontecer no Pantanal
Noticias

Diálogos Pantanal + Sustentável começa nessa terça-feira (20) com o tema Fogo no Pantanal: Ações Estratégicas para 2021 

Com objetivo de discutir temas prioritários para o desenvolvimento e sustentabilidade do Pantanal e propor uma agenda conjunta de ações que integrarão os planos estratégicos das instituições parceiras, a Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal realiza a série de webinários Diálogos Pantanal + Sustentável. O primeiro acontece nesta terça-feira (20), às 17 horas (de Brasília) e debate o Fogo no Pantanal: Ações Estratégicas para 2021. O evento é facilitado pela Wetlands International Brasil e conta com apoio da Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal. Para assistir basta fazer inscrição gratuita a partir deste link. A transmissão será no canal do Youtube da Movimenta Pantanal.

Irão participar do webinar: Cátia Nunes da Cunha, pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (Inau); Christian Niel Berlinck, analista técnico do ICMBio; Roberto Klabin, proprietário do Refúgio Ecológico Caiman; coronel Ângelo Rabelo, diretor do Instituto Homem Pantaneiro; Luciano Leite, presidente do Sindicato Rural de Corumbá-MS; Alexandre Pereira, PrevFogo-MS/Ibama.

Os convidados falarão sobre e porque o fogo consome grandes espaços e é cada vez mais frequente no Pantanal, gestão do fogo no Pantanal, conservação ambiental e sustentabilidade econômica e boas práticas no manejo do fogo no Pantanal.

“O Pantanal sempre teve fogo, mas neste ano ele foi acentuado pela seca extrema. Sentimos uma necessidade de fazer uma discussão com a sociedade em geral, pessoas que vivem na região, que trabalham com o combate diariamente e pesquisadores para informar a todos o que pode ser feito para ter mudanças neste cenário”, pontua Alan Striquer, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal.

Para a diretora executiva da Wetlands International Brasil, Rafaela Nicola, é crucial ouvir diferentes atores sobre a situação, empreendedores dos setores envolvidos nas atividades do Pantanal – econômica ou socioambiental –, usuários finais e pesquisadores, pois eles se baseiam em informações técnico-científicas para gerar discussões.

“Criar um espaço de discussão, troca, aprendizagem e busca de soluções para questões fundamentais do Pantanal é de suma importância. Os incêndios não são apenas uma emergência momentânea que requerem ações imediatas. Estão instalados a partir de cenários complexos, de mudanças ambientais, econômicas e sociais, uma questão de agora. Dependem, portanto, de abordagens novas e inclusivas considerando as tendências de mudanças a longo prazo para buscar soluções conjuntas, pactuadas entre os diversos atores, e que reflitam a realidade do Pantanal, as várias economias e sistemas que se utilizam dessa região”, reflete.

O segundo webinário Diálogos Pantanal + Sustentável acontece no dia 5 de novembro e discutirá o Turismo: Estratégia de Desenvolvimento para o Pantanal. O terceiro e último será no dia 19 de novembro, com o tema Pecuária Sustentável no Pantanal. “Diálogos Pantanal + Sustentável é fruto de uma parceria muito produtiva entre as instituições que integram a Movimenta Pantanal. Essas conversas irão gerar ações e trabalhos para auxiliar nossa agenda do próximo ano”, conclui Alan.