Pauliane Amaral Pauliane Amaral

Wetlands International Brasil promove evento com palestrante da UNESCO

Inicio » Noticias » Humedales y naturaleza saludables » Valores, situación y tendencias de los humedales » Wetlands International Brasil promove evento com palestrante da UNESCO
Noticias

O encontro reúne autoridades, pesquisadores e entusiastas para a palestra “Cultura Fluvial – Vida como uma dança ao ritmo das águas», ministrada pelo professor doutor Karl Mathias Wantzen, Cátedra UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura), que será realizado no dia 02 de maio, às 14 horas, no auditório do Imasul. A iniciativa visa destacar o diálogo entre instituições de pesquisa e o poder público, no que tange as planícies alagadas do Brasil, em especial o Pantanal sul-mato-grossense. 

Na ocasião, também serão lançadas as publicações: «Subsídios para pagamentos por serviços ambientais em áreas úmidas: Pantanal», de autoria da Wetlands International Brasil e “River Culture – Life as a dance to the rhythm of the waters”, de Karl Mathias Wantzen. 

Conexão das Águas tem como público-alvo produtores rurais, autoridades do poder público, profissionais de organizações não governamentais, pesquisadores e estudantes da área ambiental que trabalham ou tenham interesse em atuar com instrumentos econômicos para conservação da natureza.  

O evento é uma realização da Wetlands International Brasil, com o apoio do Imasul – Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (Cafeco/UFMS). 

Os interessados em participar do encontro devem realizar a inscrição pelo link (https://tinyurl.com/5hxjrycn). O cadastro é gratuito e as vagas são limitadas. Outras informações sobre o evento pelas redes sociais – @wetlandsintbrInstagram e Facebook. 

Pagamentos por Serviços Ambientais 

«Subsídios para pagamentos por serviços ambientais em áreas úmidas: Pantanal» é um e-book escrito pelos pesquisadores Fábio Bolzan (Wetlands International Brasil), Romullo Louzada (Imasul) e Fábio Roque (UFMS). 

O livro digital traz questões como o valor dos serviços ambientais no Pantanal e da Bacia do Alto Paraguai, os principais mecanismos para a construção de um PSA, os desafios para implementar esse tipo de trabalho dentro de uma área úmida, dentre outros pontos ligados ao tema.  

O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é um mecanismo financeiro para remunerar produtores rurais, comunidades tradicionais e povos indígenas pelos serviços ambientais prestados em suas propriedades que geram benefícios para toda a sociedade 

Palestrante 

Karl Matthias Wantzen é doutor em ecologia e professor na Universidade de Tours, França. Membro de dois Centros de Pesquisa Interdisciplinar do Conselho de Pesquisa Francês (CNRS UMRs) para Cidades, Territórios, Meio Ambiente e Sociedade (CITERES) em Tours e para Imagem, Cidade, Meio Ambiente (LIVE) em universidades de Estrasburgo. Desde 2014, dirige a cátedra UNESCO “Rios e Patrimônio – Cultura Fluvial”. 

Wetlands International   

A Wetlands International é uma organização global, não governamental, sem fins lucrativos, que tem por objetivo conservar e restaurar as áreas úmidas para a natureza e as pessoas. Ao longo dos mais de 80 anos de história, a instituição tem cumprido um papel singular na conservação desses ecossistemas vitais para o planeta e atuado em defesa das áreas úmidas e seus valores nas convenções internacionais no cumprimento da sua missão de preservar e restaurar as áreas úmidas, seus recursos e biodiversidade.  

A organização é associada à Convenção de Áreas Úmidas de Importância Internacional (Convenção Ramsar). Seu escritório para a Latino América e Caribe (LAC) está sediado na Argentina. Já no Brasil, a Wetlands International tem seu escritório nacional em Campo Grande/MS.  

Programa Corredor Azul  

Criado pela Wetlands International para ser desenvolvido no intervalo de 10 anos (2017/27), o Programa Corredor Azul (PCA) tem o objetivo de proteger a biodiversidade e garantir a conectividade de pessoas, natureza e economias em um território transfronteiriço, que abrange três grandes áreas úmidas do Sistema Paraná-Paraguai, são elas: Pantanal, os Esteros de Iberá e o Delta do Paraná.  

Estendendo por 3.400 km desde o Pantanal brasileiro, envolve também Bolívia e Paraguai até desembocar no Delta do Paraná, na Argentina, formando o Sistema Paraná-Paraguai (Corredor Azul), um dos últimos exemplos do mundo de um grande sistema de rios de fluxo livre e contínuo. Já o nome do programa é uma alusão ao grande volume de água que circula dentro dessas importantes áreas úmidas da América do Sul.  

Serviço 
Conexão das Águas 
Data: 2 de maio – terça-feira
Horário: 14h
Local: Imasul
Formulação: Para realizar a pré-inscrição, o interessado deve preencher formulário por meio do link https://tinyurl.com/5hxjrycn. As vagas são limitadas.