Sétima edição da revista Ciência Pantanal traz artigos sobre o Pantanal, com a participação da Wetlands International e Mupan
-
Ríos y lagos
A sétima edição da revista Ciência Pantanal, produzida pela WWF Brasil, traz dois artigos inéditos escritos por colaboradores da Wetlands International (WI) Brasil e Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal – sobre a maior planície alagável do mundo.
Sob o título “Mercado de Carbono no Pantanal”, o artigo foi escrito por Rafaela Nicola – diretora executiva da Wetlands International (WI) e membro da Mupan; Áurea Garcia – coordenadora de políticas da Wetlands International Brasil e diretora geral da Mupan; Julio Fernandes – oficial de projetos da WI no Brasil e Fábio Bolzan, coordenador de projetos também da WI. O artigo aponta oportunidades inovadoras de geração de renda no bioma pantaneiro, a partir do chamado mercado de crédito de carbono.
Já o artigo “Incentivando a Cidadania na Bacia do Alto Paraguai”, assinador por Rafaela Nicola, Áurea Garcia e Pedro Cristofori, analista de geoprocessamento da Wetlands International Brasil, evidencia a importância da criação do Observatório do Pantanal, que funciona como uma rede de comunicação trinacional. A rede, hoje, reúne 43 instituições atuantes em questões socioambientais na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai (Bolívia, Brasil e Paraguai).
A Revista
Criada em 2014, a revista tem o objetivo de divulgar resultados de pesquisas ligadas a essa importante área úmida. O veículo tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento.
A sétima edição é dedicada à memória de Liana John, jornalista ambiental que faleceu em julho de 2021. Com seu trabalho, Liana conquistou reconhecimento nacional e internacional. Na revista Ciência Pantanal, atuou como editora executiva.
Para acessar a revista completa, clique aqui ou faça o download abaixo.