Wetlands International na COP26

Inicio » Noticias » Programa Humedales Altoandinos » Reservas de agua disponibles desde las montañas hasta el mar » Ríos y lagos » Wetlands International na COP26
Noticias

A 26ª sessão da Conferência das Partes (COP26) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) acontece em Glasgow, Escócia, de 31 de outubro a 12 de novembro de 2021 para acelerar a ação em direção aos objetivos do Acordo de Paris e da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima.

O Que é a COP26?

Todos os anos, as Partes da UNFCCC se reúnem para avaliar o progresso nas diferentes vertentes da Convenção, aprimorar a ação e entrar em acordo sobre as diferentes regras, diretrizes, implementações, entre outros. Quando o Acordo de Paris foi adotado em 2015 na COP21, todos os países concordaram em trabalhar juntos para limitar o aquecimento global para bem abaixo de 2°C e almejar 1,5° C acima dos níveis pré-industriais, assim como um futuro de baixo carbono (líquido-zero em 2050). Os países se comprometeram a apresentar planos nacionais estabelecendo o quanto eles reduziriam suas emissões de GEEs e aprimorariam a adaptação, conhecido como Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs do inglês). Eles concordaram que a cada cinco anos eles voltariam com um plano atualizado que refletisse suas maiores ambições possíveis. Infelizmente, as NDCs dos países atualmente não são ambiciosas o suficiente para limitar o aquecimento global a 1,5 graus. A década até 2030 será crucial, pois a janela de oportunidade está se fechando – e os países devem ser muito mais ambiciosos e rígidos com seus planos climáticos para conseguir realmente mudar as coisas.

Nossa ambição

Como soluções baseadas na natureza para as mudanças climáticas com benefícios de longo alcance para as pessoas e a natureza, os pântanos – e  com benefícios de longo alcance para as pessoas e a natureza, incluindo manguezais, turfeiras e pântanos, rios e lagos, deltas, planícies aluviais e florestas inundadas – oferecem uma maneira para nossos países alcançarem planos climáticos mais ambiciosos .

No entanto, hoje em dia, estamos perdendo áreas úmidas a uma velocidade três vezes mais rápida do que as florestas. Ainda assim, eles não estão recebendo a mesma quantidade de atenção. As áreas úmidas têm sido cada vez mais drenadas, represadas e desenvolvidas, levando à sua degradação e rápida perda. Isso, por sua vez, reduz a água doce disponível, tornando nossas paisagens, produção de alimentos, comunidades, economias e sociedades vulneráveis ​​e sujeitas a desastres naturais, econômicos e sociais. Afetando os mais pobres e vulneráveis ​​e contribuindo para uma biodiversidade global em queda livre.

O que precisamos ver na COP26

Nosso objetivo na COP26 é aumentar a conscientização sobre o papel das áreas úmidas como uma solução para as mudanças climáticas, com base em nossa extensa evidência de campo, que inclui a promoção das áreas úmidas como soluções fortes dentro dos NDCs. Ao fazer isso, esperamos mobilizar financiamento para a restauração e conservação de áreas úmidas, de fontes públicas e privadas, incluindo o papel-chave dos mercados voluntários de carbono em permitir o financiamento e apoiar os países (em desenvolvimento) a atingirem seus NDCs. Agora é o momento em que os países têm condições de aumentar sua ambição em seus NDCs, e para eles reconhecerem que não podemos alcançar metas líquidas de zero ou alcançar o desenvolvimento sustentável sem salvaguardar e restaurar a saúde das áreas húmidas globais. Durante a COP26, acompanharemos o processo de negociação e forneceremos suporte técnico e aconselhamento sobre os aspectos relevantes para as áreas úmidas.

Nossas sessões

A Wetlands International é um parceiro principal do Pavilhão das Turfeiras (Peatlands Pavilion) e também do Pavilhão da Água (Water Pavilion) na COP26.

*TBC – No planejamento da COP26, os detalhes serão atualizados assim que forem confirmados. Por favor, verifique esta página regularmente, pois as sessões serão atualizadas consistentemente.

Como um co-organizador do Pavilhão das Turfeiras

Os delegados poderão assistir a todas as sessões por meio da plataforma online em tempo real e sob demanda assim que a sessão for encerrada. Também forneceremos interpretação simultânea em 22 idiomas. A inscrição para a plataforma online do Pavilhão das turfeiras (Peatland Pavillion) é gratuita. Para uma visão geral de todas as sessões no Pavilhão das Turfeiras, clique aqui aqui.

Terça-feira, 2 de novembro
Acelerando turfeiras por meio de NDCs
Horário: 11h30 – 13h30 GMT | 7h30 – 10h30 Horário de MS
Organizadores: Wetlands International
Palestrantes: representante da Parceria NDC; Anna Romanovskaya, (Diretora do Instituto de Clima Global e Ecologia, Federação Russa), Rubén Ramírez (Ministro do Meio Ambiente do Peru) e Pak Alue Duhong, Vice-Ministro do Meio Ambiente da Indonésia) tbc.
Tipo de evento: Híbrido
Link para inscrição: https://globalpeatlands.online/PeatlandPavilionCOP26Registration

Terça-feira, 2 de novembro
As turfeiras em NDC’s e estratégias de longo prazo (LTS’s)
Horário: 14h00 – 15h30 GMT | 10h00 – 11h30 Horário de MS
Organizadores: FAO / UNEP
Moderado por: Hans Schutten, Diretor de Projetos no âmbito de Mudanças Climáticas e Uso Inteligente do Solo, Wetlands International
Tipo de evento: Híbrido
Link para inscrição: https://globalpeatlands.online/PeatlandPavilionCOP26Registration

Quinta-feira, 4 de novembro
Liberando financiamento privado para as turfeiras
Horário: 9h30 – 11h00 GMT | 5h30 – 7h00 Horário de MS
Palestrantes: Andrea Meza, Ministro do Meio Ambiente e Energia da Costa Rica; Mairi McAllan, Ministro do Meio Ambiente e Reforma Agrária, Escócia; Carlos Manuel Rodriguez, CEO do GEF; Conservation International, Jane Madgwick (CEO Wetlands International), Femke Tonneijck (Chefe de Carbono, Wetlands International); Ruben Veefkind (gerente de estratégia, Greenchoice); Ed Rumsey (sócio-gerente, Permian Global); Ana Gloria Guzman (Diretora Executiva de Conservação Internacional da Costa Rica)
Tipo de evento: Híbrido
Link para inscrição: https://globalpeatlands.online/PeatlandPavilionCOP26Registration 

Segunda, 8 de novembro
Nós fazemos o que dizemos; histórias de sucesso de restauração de turfeiras na Rússia e no Congo
Horário: 9h00 – 10h30 GMT | 5h00 – 6h30 Horário de MS
Organizadores: Wetlands International
Palestrantes: Tatiana Minayeva (PEATRUS) and Tom Evans (WCS; Lac Tele, Congo)
Tipo de evento: Híbrido
Link para inscrição: https://globalpeatlands.online/PeatlandPavilionCOP26Registration 

Segunda, 8 de novembro
Parceiros para Áreas Úmidas: Década para Restauração de áreas Úmidas
Horário: 11h00 – 12h30 GMT | 7h00 – 8h30 Horário de MS
Organizadores: Convenção RAMSAR; BirdLife International; União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN); Instituto Internacional de Gestão da Água (IWMI); Wetlands International (WI); Wildfowl & Wetlands Trust (WWT); Fundo Mundial para a Natureza (WWF)
Palestrantes: Hans Schutten, Diretor de Projetos no âmbito de Mudanças Climáticas e Uso Inteligente do Solo, Wetlands International; WWF; IUCN; RAMSAR; FAO; UNEP
Tipo de evento: Híbrido
Link para inscrição: https://globalpeatlands.online/PeatlandPavilionCOP26Registration 

Sexta, 12 de novembro
Diálogos para uma Colaboração Europeia das Turfeiras
Horário: 11h00 – 13h00 GMT | 7h00 – 9h00 Horário de MS
Organizadores: Governo irlandês, Bax & Company, UNEP, GPI, Eurosite, GMC, Wetlands International
Palestrantes: Hans Schutten, Diretor de Projetos no âmbito de Mudanças Climáticas e Uso Inteligente do Solo, Wetlands International
Tipo de evento: Híbrido
Link para inscrição: https://globalpeatlands.online/PeatlandPavilionCOP26Registration

Pavilhão Das Turfeiras Virtual
O Pavilhão Das Turfeiras Virtual pode ser acessado online, onde os usuários poderão interagir e fazer perguntas.

Como um co-organizador do Pavilhão da Água

Terça, 2 de novembro
Resiliência macroeconômica: fazendo escolhas estratégicas sensíveis à água para o crescimento
Horário: 12h45 – 13h30 GMT | 8h45 – 9h30 Horário de MS
Transmissão ao vivo: Youtube do Pavilhão de Água em www.waterforclimate.net (sem necessidade de inscrição)

Quinta, 4 de novembro
Criação de projetos financiáveis de adaptação climática com soluções baseadas na natureza
Horário: 10h30 – 11h30 GMT | 6h30 – 7h30 Horário de MS
Organizadores: Wetlands International, EcoShape
Tipo de evento: Híbrido
Transmissão ao vivo: Youtube do Pavilhão de Água em www.waterforclimate.net (sem necessidade de inscrição)

Terça, 12 de novembro
Áreas úmidas transfronteiriças – da mitigação à adaptação
Horário: 11h00 – 11h45 GMT | 7h00 – 7h45 Horário de MS
Organizadores: Ministério do Meio Ambiente e Ordenamento do Território, Eslovénia, CE DG ENVI ou DG CLIMA, Wetlands International, Secretariado da Convenção de Ramsar
Palestrantes: Jane Madgwick, CEO Wetlands International
Tipo de evento: Virtual
Transmissão ao vivo: Youtube do Pavilhão de Água em www.waterforclimate.net (sem necessidade de inscrição)

Outros eventos

Quinta, 4 de novembro
Políticas Resilientes: Aproveitando Água para o Planejamento Climático Nacional
Horário: 13h15 – 14h45 GMT | 9h15 – 10h45 Horário de MS
Organizadores: Centro Global de Adaptação (GCA), OCDE, IWMI, WMO, GWP
Palestrantes: Peter Glas, presidente da OCDE Water Governance Initiative, The Delta Commission, Holanda, Jane Madgwick, Wetlands International, Mark Smith, IWMI, Aditi Mukherjee, IWMI, Imelda Bacudo, ASEAN, Climate Resilience Network, Dr. Paul Sayers, Sayers e Parceiros , Anjali Lohani, ou Kidanemariam Tiruneh, Global Water Partnership, Dr. Johannes Cullman, Diretor, Coordenação transversal, água e criosfera, Organização Meteorológica Mundial.
Tipo de evento: Híbrido
Inscrição: Resilience Hub 

Sexta, 5 de novembro
Usando soluções baseadas na natureza para adaptação às mudanças climáticas e construção de resiliência econômica com base no princípio da economia azul
Horário: 6h20 – 7h50 GMT | 2h20 – 3h30 Horário de MS
Organizadores:Ministério da Marinha e Pescas da Indonésia (MMAF), Wetlands International, EDJPRL, Yapeka, Rare, Konservasi Alam Nusantara
Palestrantes: Dra. Hendra Yusran Siry, Secretária da Diretoria Geral de Gestão Espacial Marinha, MMAF, Sakti Wahyu Trenggono, Ministro de Assuntos Marinhos e Pescarias da República da Indonésia, MMAF, Dr. Pamudji Lestari, MSc, Diretor Geral Interino de Gestão Espacial Marinha, MMAF, O Embaixador das Maldivas na Indonésia (tbc), Jane Madgwick (CEO, Wetlands International), Imran Amin / Muhammad Ilman (YKAN), RARE & YAPEKA
Tipo de evento: Virtual
Transmissão ao vivo: Youtube Indonesia Pavilion channel

Sexta, 5 de novembro
Evento áreas costais e oceânicas 
Horário: 14h30 – 17h30 GMT | 10h30 – 13h30 Horário de MS
Organizadores: Parceria de Marrakech
Palestrantes: Jane Madgwick (CEO, Wetlands International)
Tipo de evento: Híbrido

Quinta-feira, 11 de novembro 
Asia Water Hub no Pavilhão de Água: Cidades e Infraestrutura
Horário: 07h00 – 09h00 Glasgow | 12h30 – 14h30 Colombo | 15h00 -17h00 Manila
Organizadores: Nações Unidas Sri Lanka, International Water Management institute (IWMI)
Palestrantes: Ritesh Kumar (Diretor Wetlands International do Sul da Ásia)
Tipo de evento: Virtual
Transmissão ao vivo: Youtube do Pavilhão de Água em www.waterforclimate.net (sem necessidade de inscrição)

Assine nossa carta aberta

Alinhada aos nossos objetivos na COP26, nossa campanha digital em andamento #PowerofWetlands (o poder das áreas úmidas) está focada em aumentar a conscientização pública e apoiar as áreas úmidas como soluções baseadas na natureza para ações climáticas e de biodiversidade, particularmente em torno de sua inclusão nos NDCs do Acordo de Paris.

Nosso apelo geral é fazer da proteção e restauração das áreas úmidas uma prioridade global e nacional. Um crescente contingente global de jovens  levou essas demandas em uma carta aberta, conclamando líderes políticos e empresariais, e pontos focais nacionais para o Acordo de Paris, a incluir as áreas úmidas nos planos climáticos. Leia, assine e compartilhe a carta abaixo com suas redes.

ASSINE A CARTA

Saiba mais