Restauração em Foco: Pantanal será destaque de palestra na Semana do Clima 2023 

Inicio » Noticias » Programa Humedales Altoandinos » Reservas de agua disponibles desde las montañas hasta el mar » Ríos y lagos » Restauração em Foco: Pantanal será destaque de palestra na Semana do Clima 2023 
Noticias

A participação de comunidades na recuperação de áreas afetadas por incêndios no Pantanal Brasileiro será tema de palestra na Semana do Clima da América Latina e Caribe 2023, que ocorre de 23 a 27 de outubro na Cidade do Panamá.  

Lilian Pereira, coordenadora do Componente Modos de Vida do PCA Programa Corredor Azul da Wetlands International

 

O evento, é uma das quatro Semanas Regionais do Clima realizadas neste ano para impulsionar as discussões sobre o tema antes da 28ª edição da Conferência das Partes, a COP28, onde reunirá líderes, especialistas e ativistas de todo o mundo para discutir soluções climáticas.  

Nesta ocasião, a coordenadora do Componente Modos de Vida do Programa Corredor Azul da Wetlands International, Lilian Pereira, apresentará os resultados das ações realizadas no Pantanal brasileiro. A apresentação ocorre no dia 25, como parte do eixo Sociedades, saúde, meios de subsistência e economias. 

Equipe Wetlands International Panamá, Argentina e Guatemala

 

Durante sua fala, Lilian compartilhará dados e experiências do Programa Corredor Azul, enfatizando os resultados positivos que têm impactado a restauração do bioma pantaneiro. Isso inclui a produção de 46 mil mudas pela Iniciativa AquaREla Pantanal, nos viveiros de São Pedro de Joselândia, em Barão de Melgaço, e Capão de Angico, em Poconé. Além disso, apresentará o papel vital da colaboração com o Território Indígena Kadiwéu, em Mato Grosso do Sul, que conta com dois viveiros em parceria com a comunidade Alves de Barros e Barro Preto, por meio da ABINK (Associação dos Brigadistas Indígenas da Nação Kadiwéu). 

Um trabalho inovador para a recuperação da vegetação nativa de áreas afetadas pelo fogo no Pantanal. A iniciativa acontece por meio de um arranjo institucional entre Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan), Wetlands International, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Áreas Úmidas (INAU) e Sesc Pantanal; e conta com o financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) por meio do Projeto Estratégias de Conservação, Recuperação e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o FUNBIO como agência executora. 

Temas em debates 

A Semana do Clima promoverá uma plataforma para que formuladores de políticas, profissionais, empresas e sociedade civil troquem ideias sobre soluções climáticas. O evento tem como objetivo revisar os posicionamentos e ações de cada país, além de revisitar o inventário de emissões. Na oportunidade, os países aproveitam para discutir como estabilizar as concentrações de gases causadores do efeito estufa (GEE) lançados à atmosfera. Tendo como base essas informações, há uma tentativa de avaliação das melhorias alcançadas e das novas medidas a serem implementadas como estratégias.   

A ministra Marina Silva também está no Panamá, onde participa da 14ª Reunião do Foro de Ministros de Meio Ambiente da América Latina e Caribe, nos dias 24 e 25. A reunião tem como objetivo melhorar a articulação regional para a implementação da Iniciativa Latino-Americana e Caribenha para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada durante a Rio+10, na África do Sul, em 2002. 

No Panamá serão debatidas, ainda, oportunidades de cooperação regional, buscando conciliar as demandas e necessidades dos países da região com as potencialidades das agências que apoiam o Foro, como Pnuma, Pnud, Banco Mundial, Banco Interamericano para o Desenvolvimento e Comissão Econômica para a América Latina (Cepal). Para tanto, foram identificados alguns temas que serão discutidos durante a reunião para definir futuras ações do Foro no próximo biênio: 

  • Acesso a recursos genéticos e distribuição equitativa de benefícios;
  • Gestão de recursos hídricos;
  • Assentamentos humanos;
  • Energias renováveis;
  • Comércio e meio ambiente;
  • Instrumentos econômicos e política fiscal;
  • Mudança climática;
  • Indicadores ambientais;
  • Educação ambiental. 

O Evento paralelo, organizado pela Wetlands International, em parceria com o Ministério de Meio Ambiente do Panamá, tem como foco a restauração e mudanças climáticas, promovendo a troca de experiências e cooperação para criar um ambiente propício à ação climática na América Latina. A instituição compartilhará com o público experiências de quatro escritórios, incluindo adaptação às mudanças climáticas em um contexto de secas na Argentina, participação comunitária e capacitação diante de eventos de incêndio no Pantanal, Brasil, o papel dos ecossistemas de áreas úmidas em gestão de riscos na Guatemala e a contribuição ao Ministério do Meio Ambiente do Panamá na criação de condições favoráveis para a gestão climática, por meio de instrumentos de política e gestão. 

Sobre o Programa Corredor Azul
O Programa Corredor Azul é uma iniciativa da Wetlands International com um objetivo central de restaurar e conservar o bioma pantaneiro. Esse programa beneficia tanto as comunidades locais quanto a biodiversidade do Pantanal, conectando pessoas, natureza e economias ao longo do sistema Paraná-Paraguai de Áreas Úmidas. 

Sobre a Iniciativa AquaREla Pantanal
Ações da AquaREla Pantanal são desenvolvidas no âmbito do projeto “Recuperação de Florestas Ribeirinhas Pantaneiras: beneficiando água, solo, peixes e populações do entorno da RPPN Sesc Pantanal” e do Programa Corredor Azul da Wetlands International, que conta com a participação decisiva das comunidades da região para a produção de mudas e plantios nas áreas de restauração do Pantanal. A Iniciativa é um trabalho construído no coletivo que envolve a Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, a Wetlands International Brasil, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal, o Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Áreas Úmidas (INAU/UFMT).