Dia das Áreas Úmidas: é tempo de sua conservação e restauração

Inicio » Videos » Programa Humedales Altoandinos » Reservas de agua disponibles desde las montañas hasta el mar » Ríos y lagos » Dia das Áreas Úmidas: é tempo de sua conservação e restauração Video

As áreas úmidas são um dos ecossistemas mais diversos, valiosos e produtivos do nosso planeta: captam e armazenam carbono, purificam a água doce, servem de abrigo para 40% da biodiversidade mundial e ajudam a reduzir os impactos das mudanças climáticas.

Nos últimos 50 anos, mais de 35% das áreas úmidas desapareceram, afetadas por diversas atividades humanas que as degradam. Mesmo nesse contexto, ainda não temos uma Lei para proteção das Áreas Úmidas.

É hora de começar a reverter essa tendência para alcançar a conservação efetiva desses ecossistemas

Assista o vídeo e entenda como a união entre a @LACWetlands (Argentina) e a Wetlands International Brasil frente ao Programa Corredor Azul (PCA) tem promovido a conservação de áreas úmidas. Um trabalho implementado em 2017 para salvaguardar o maior corredor de áreas úmidas da América do Sul, situado no Sistema Paraná-Paraguai.

Ao todo, são 3.400 km de extensão de áreas úmidas transfronteiriças que ligam quatro países (Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina). Um complexo sistema de áreas úmidas que nasce no Pantanal brasileiro e chega ao Delta do Paraná argentino.

Neste #DiaMundialdasÁreasÚmidas é tempo de trabalhar pela conservação e recuperação desses ecossistemas. É hora de ter uma #LeiDasÁreasÚmidas