Nova diretoria da Movimenta Pantanal toma posse nesta sexta-feira, 10, em Corumbá/MS 

Inicio » Noticias » Biodiversidad » Nova diretoria da Movimenta Pantanal toma posse nesta sexta-feira, 10, em Corumbá/MS 
Noticias

 

Será realizada nesta sexta-feira, dia 10, a partir das 17h, a posse da nova diretoria da Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal para o triênio 2023-2026. Ela terá à frente como presidente Ângelo Rabelo, que também preside o Instituto Homem Pantaneiro (IHP). A cerimônia de posse acontecerá em Corumbá/MS, no Memorial do Homem Pantaneiro, Ladeira José Bonifácio, 172, e terá também na programação a apresentação da publicação Diretrizes de Gestão para Econegócios no Pantanal. 

“A rede Movimenta Pantanal é uma articulação de um grupo de diferentes interesses privados e que combinam com o interesse coletivo, que é o desenvolvimento do território do Pantanal e que tem um apoio estratégico do SEBRAE/MS, que procura, através dessa identificação de lideranças, trabalhar o desenvolvimento do território», explica Ângelo Rabelo, que estará à frente do Movimenta Pantanal pelos próximos três anos. 

Atualmente, com mais de 100 membros em Mato Grosso do Sul, a Movimenta Pantanal trabalha em parceria com os setores privado, público e terceiro setor, articulando estratégias que visam o reconhecimento da singularidade do bioma Pantanal como valor cultural, social, econômico e ecológico para a humanidade.  

Desde sua criação, em 2018, a plataforma conta com o incentivo do Programa Corredor Azul, da Wetlands International, com o intuito de auxiliar na compilação e divulgação de conhecimentos relacionados aos valores, oportunidades e ameaças do Pantanal, que servirão de base para melhorias no manejo, sustentabilidade e na conectividade das áreas úmidas. 

Lançamento publicação 

A publicação a ser apresentada no evento de posse, “Diretrizes de Gestão para Econegócios no Pantanal”, foi desenvolvida pela Wetlands International e a Movimenta Pantanal, em parceria com outras organizações. 

“O documento apresenta informações sobre critérios ambientais que devem ser tomados em consideração por empreendedores que desejam incorporar práticas responsáveis para a conservação das áreas úmidas no Pantanal”, explica a diretora executiva da  Wetlands International no Brasil, Rafaela Nicola. 

Após o lançamento o produto será disponibilizado no site: Programa Corredor Azul Pantanal – Wetlands International Latinoamérica y el Caribe 

Conheça a nova diretoria da Movimenta Pantanal 

Presidente – Ângelo Rabelo, presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) 

Vice-presidente – Alan Eduardo Striquer, vice-presidente do Kolpin Frei Tomas 

1º Secretário – Leonardo Gomes, diretor executivo da SOS Pantanal 

2º Secretária – Marcia Gonzaga Rocha, consultora do Sebrae 

1º Tesoureira – Izabel Coelho Lima, Hotel Fazenda  Baia das Pedras 

2º Tesoureiro – Luciano Leite, secretário do Sindicato Rural de Corumbá 

Conselheira Fiscal – Áurea da Silva Garcia, diretora geral da Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal e coordenadora de políticas da Wetlands International Brasil 

Conselheira Fiscal – Adriana Caravassilakis, Prefeitura de Aquidauana  

Conselheiro Fiscal – Eduardo Cruzetta, presidente da Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO) 

1º Suplente Conselho Fiscal – Felipe Dias, diretor científico da SOS Pantanal 

2º Suplente Conselho Fiscal – Denise Silva, presidente IPEDI e criadora projeto Bruaca